Pirassununga: “Estudantes começam a perceber que o sonho é possível”

O professor Pedro Eduardo Lopes, dirigente de ensino, recém-chegado à Diretoria de Ensino – Região de  Pirassununga, vislumbra uma mudança positiva nas oportunidades de acesso aos estudantes da rede pública ao
ensino superior.

“Tempos atrás, os alunos achavam que para eles era impossível, nem sonhavam com ensino superior, ainda mais em instituição pública, algo inviável. Com os vários incentivos, inclusive o que vocês estão promovendo, as portas estão se abrindo. A CUCo vem aí abrindo essas portas”, destacou o dirigente, durante reunião realizada com os coordenadores do Programa Vem pra USP!, professor Antonio Carlos Hernandes, e da Competição USP de Conhecimentos, Herbert Alexandre João.

Para ele, o programa PEI (Programa Ensino Integral), por meio do Projeto de Vida, estimula e incentiva os estudantes a dar continuidade em seus estudos. “Caso o aluno não tenha interesse no ensino superior, pelo menos o técnico ele seguirá, mas o foco principal é o ensino superior”, frisou.

Também presente na reunião, ocorrida no dia 25 de março, o professor Benedito de Melo Longuini, coordenador de Matemática no Núcleo Pedagógico de Pirassununga (PCNP) e ponto focal da CUCo, enfatizou  a importância dessas ações, especialmente para os estudantes das escolas PEI.

Com o objetivo de formar e, ao mesmo tempo, estimular os estudantes de ensino médio das escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo a ingressarem em instituições de ensino superior públicas, a CUCo estabeleceu um novo paradigma quando se trata de acesso ao ensino superior. Somente na USP, já ingressaram mais de 3,3 mil alunos.