Vem Saber

Produção científica

Além das ações diretas com alunos e professores do ensino médio, o programa também teve uma atuação bastante importante na geração de novos conhecimentos, ou seja, fizemos pesquisa científica.

O trabalho foi realizado pela equipe do Programa, com colaboração de alunos bolsistas da Universidade, tendo como referência os dados e resultados obtidos nas atividades aplicadas.

Essa produção científica é compartilhada principalmente no universo acadêmico, dentro e fora do Brasil, por meio de artigos, livros, pôsteres em congressos e outras publicações. 

Confira abaixo parte desse conteúdo.

Evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
Tipo do conteúdo: Resumo
Trabalho: SILVA, J. P. A. R.; SOUZA, M. S. A.; HERNANDES, A. C.; HERBERT, J. A., Mineração de Dados CUCo: Uma proposta de ação inclusiva. 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), 2019, Brasil. 

Evento: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
Tipo do conteúdo: Apresentação Trabalho Completo
Trabalho: LOURENÇO, A. B.; HERBERT, J., LORENTE, C., BICHARA, L., SOARES, M., HERNANDES, A. C. Desempenho de alunos do ensino médio em óptica: a Competição USP de Conhecimentos como contexto. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), 2020, Brasil.

Evento: VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021)
Tipo do conteúdo: Pôster e Resumo
Trabalho: LOURENÇO, A. B; JOÃO, H. A.; LUCRECIO, T.; LORENTE, C. P.; HERNANDES, A. C. Ensino on-line de Matemática básica no contexto da Competição USP de Conhecimentos. In: VII edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021), 2021, Espanha.

Evento: Symposium IOSTE- International Organization for Science and Technology Education
Tipo do conteúdo: Pôster Resumo
Trabalho: LOURENÇO, A. B; JOÃO, H. A.; HERNANDES; A. C. USP Knowledge Competition: a path towards equity in higher education admission. In: Symposium IOSTE- International Organization for Science and Technology Education, Coreia, 2020.

Vem pra USP

Lançado em 19 de junho de 2017, o Programa Vem pra USP! surgiu de uma experiência anterior – denominada Olimpíada de Matemática, Química e Física -, realizada por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Desde então, cumpriu o objetivo de promover ações de valorização do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo.

O Programa foi sediado no IFSC da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). 

OBJETIVOS

Incentivar o estudante da rede pública a ingressar em cursos de graduação da USP ou de outras instituições;

Contribuir para a melhoria do desempenho escolar e para a formação dos jovens com cidadãos;

Colaborar com o professor no processo de ensino-aprendizagem, considerando o propósito do programa.

Gestão e Realização

O Programa Vem pra USP! teve como coordenador geral o professor Antonio Carlos Hernandes, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

O alcance na educação

0
Escolas paulistas envolvidas
0
Professores mobilizados
0
Alunos participantes
0 %
Municipíos de São Paulo alcançados

Parceiros Institucionais

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)
Centro Paula Souza

Parceiros de Projetos

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
Diretorias Regionais de Ensino
Escolas Públicas do Estados de SP

PROJETOS VINCULADOS

CUCo – Competição USP de Conhecimentos

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo para incentivar o ingresso nos cursos de graduação da USP e auxiliar a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

Pré-Iniciação Científica Inclusão

São oferecidas aos alunos selecionados da CUCo uma bolsa mensal para desenvolvimento de pesquisa nos laboratórios da USP, com supervisão de professores e alunos de graduação da Universidade. As atividades do projeto são realizadas no campus de São Carlos.