Vem Saber

Programa Vem Saber USP realiza formação de professores em Pirassununga

O coordenador do Programa Vem Saber USP, Antonio Carlos Hernandes e o coordenador da CUCO – Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades, Herbert João estiveram em Pirassununga para participar da formação de professores na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs).

Cerca de 50 professores do Ensino Médio de escolas públicas da cidade nas disciplinas de Biologia, Matemática, Física e Química participaram das atividades práticas realizadas pelos representantes do Programa Vem saber USP.

Segundo a PEC- Professora Especialista em Currículo do Núcleo Pedagógico de Ciências da Diretoria de Ensino de Pirassununga, Catarina Silva, a formação de professores continuada é algo que depende de recursos e, portanto, por ora, a perspectiva é que ocorra uma em cada bimestre. “O convite para a participação do professor Hernandes e do Herbert para a formação programada para este bimestre veio após eu tê-los conhecido quando estiveram em Pirassununga para a divulgação da CUCO e, ainda bem que aceitaram”, conta.

Silva reforça que existe defasagem no conhecimento dos alunos nas áreas de exatas, revelado inclusive pelos processos de avaliação instituídos que Secretaria Estadual de Educação e, portanto, a formação continuada de professores com novas práticas de trabalhar conceitos em sala de aula pode despertar o interesse do estudante e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

O coordenador da CUCO, Herbert João afirma que essas ações do Programa Vem Saber junto a professores de escolas públicas são extremamente proveitosas, principalmente porque o foco é melhorar a qualidade do ensino sobretudo para crianças e jovens com menos oportunidades.

Dessa forma, as iniciativas do Programa Vem Saber USP sejam para professores sejam para alunos tem por fio condutor uma educação que reduza as diferenças sociais que interferem no acesso ao Ensino Superior, por exemplo.

Na avaliação dos professores participantes da formação continuada em Pirassununga com os professores da USP foi extremamente positiva, já que a demanda por atividades desse tipo é algo que os próprios profissionais da educação da cidade suscitam junto à diretoria de ensino.

Vem Saber na Formação de Professores

O professor André Fernandes Person, da Escola Dr. Carlos Guimarães achou a formação bem planejada, organizada e relevante para o desenvolvimento e formação profissional. Já a professora da Escola Prof Arlindo Favaro, Mara Maria Vigatto fez elogios a participação dos professores da USP e aproveitou para pedir a presença deles mais vezes na formação para poder aprender cada vez mais.

Hernandes, coordenador do Programa Vem Saber USP, avaliou a experiência como bastante rica e produtiva, considerando que os professores foram participativos. “A expectativa é que eles levem o conhecimento prático em ciências para os dentro da sala de aula e, assim, os traga resultados positivos para a formação dos estudantes”.

Print Friendly, PDF & Email