O Vem Saber é um programa de difusão científica da USP que desenvolve atividades para estudantes, professores e gestores de escolas de ensino médio da rede pública estadual em parcerias com as Diretorias de Ensino. Tem como fundador e coordenador geral o professor Antonio Carlos Hernandes.

Está sediado no Instituto de Física (IFSC) do Campus USP de São Carlos, na área 2, no Conjunto de Apoio Didático. Tem parceria institucional com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEduc), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro Paula Souza (CPS) e o Centro Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Missão

Desenvolver atividades de difusão científica inspiradoras, acessíveis e sustentáveis que melhorem o desempenho escolar dos estudantes de ensino médio de escolas públicas e os incentivem a ingressar no ensino superior.

Visão

Ser referência em difusão científica e em atividades de extensão universitária, agregando benefícios às escolas, aos professores e aos estudantes da rede pública de ensino.

Valores

Atuar com ética e transparência, ter responsabilidade e engajamento em todas as ações, agir em respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, e valorizar a diversidade e a inclusão social.

Antonio Carlos Hernandes

Herbert Alexandre João
Geovânio Alves Monteiro

Edmilson Luchesi