COPED/SEDUC: “A CUCo vai lá no chão da escola”

A Competição USP de Conhecimentos cumpre o papel de aproximar o estudante da rede pública a Universidade

“A CUCo me deu bastante inspiração quando iniciei os trabalhos com o EDUCASP – que é uma iniciativa que busca atrair os jovens para o ensino superior e trazer a Universidade para próximo desses jovens. A CUCo cumpre exatamente esse papel, fazendo a aproximação do estudante da rede pública. Ela vai lá no chão da escola”, destacou o professor Leandro Negretti, coordenador do Centro de Projetos e Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos da COPED (Coordenadoria Pedagógica) da Secretaria da Educação, durante reunião ocorrida em 24 de fevereiro, em São Paulo.

Da esquerda p/ a direita, os professores Ana Boer, Leandro Negretti, Herbert João e Selma Gaspar.

Ainda durante o encontro, que contou com a participação do coordenador executivo da competição, professor Herbert Alexandre João, definiu-se o calendário da CUCo 2022 e a participação da COPED na divulgação da competição para os dirigentes de ensino, professores e alunos das escolas públicas do estado de São Paulo. As principais datas são:

• Inscrições: 21 de março a 13 de maio
  • Primeira fase (prova on-line): 23 de maio a 27 de maio
  • Segunda-fase (prova presencial): 10 de agosto
  • Resultado: 19 de agosto

A Secretaria tem fomentado nos estudantes o interesse no ensino superior em consonância com a meta 12 do Plano Estadual de Educação.

Para 2022, busca-se auxiliar os jovens com feiras regionais de profissões, inclusive envolvendo os próprios estudantes na organização. O objetivo é colocar as universidades em contato com os alunos já na organização das feiras. “É o que vai fazer o jovem ter uma maior visão para a Universidade e buscar o acesso ao ensino superior”, concluiu Leandro.