Jaú: A CUCo é diferente!

Fomentar nos estudantes da rede de ensino estadual o interesse às carreiras do ensino superior público é daqueles temas que sempre emergem em reuniões nas Diretorias de Ensino. No entanto, a visão de como as oportunidades chegam até os estudantes mudam a depender da região do estado de São Paulo.

Durante a reunião ocorrida na Diretoria de Ensino – Região de Jaú, na tarde de sexta-feira, 1º de abril, discutia-se as novidades da 6a Competição USP de Conhecimentos, quando a Dirigente de Ensino, professora Carla Matar Karam, destacou o trabalho contínuo que executa para despertar nos estudantes o interesse pelo ensino superior. “Procuramos fazer a integração, diretoria-escola, escola-família-aluno, para que eles se sintam cada vez mais motivados para o ensino superior. É um trabalho contínuo, tanto que, desde a primeira edição da CUCo, tivemos um grande número de participantes. É um objetivo meu”, frisou.

A professora Carla ainda destacou a articulação que realiza entre a diretoria, as universidades, as escolas e a própria comunidade, em especial as famílias responsáveis pelos alunos. “Aqui fazemos um trabalho com as equipes do núcleo pedagógico, as equipes de supervisão e toda a equipe de suporte da diretoria, de apoio, para que possamos atingir o nosso foco que é o aluno. O trabalho também acontece com as escolas, com a equipe gestora e com os professores. São eles que estão ali no dia a dia com os estudantes”, completou.

Toda essa articulação passa pela conscientização do alunado e o oferecimento de informações qualificadas que realmente os auxiliem a escolher um projeto de vida. Cada escola define a melhor estratégia para a sua realidade, mas é o professor o principal incentivador dos estudantes dentro da escola. “A CUCo valoriza o professor e a escola. “A CUCo é diferente das demais avaliações que acontecem no dia a dia da escola, uma vez que desperta no aluno o interesse pelo ingresso na universidade, mas não esquece do professor”, destacou a professora Renata Videira Massucato Furlanetto, Coordenadora de Núcleo Pedagógico de Química (PCNP). presente na reunião.

Diretora do núcleo Pedagógico: Ana Helena Veneziani Vitor; Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico, responsável pela CUCo: Renata Videira Massucato Furlanetto; Dirigente Substituta: Maria Beatriz de Oliveira; Professora Premiada na CUCo 2021 Natália Felippi e o Coordenador da CUCo Herbert Alexandre João.