São Carlos: “a CUCo é a copa do mundo das competições”

Em reunião no último dia 4, na Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, os organizadores da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) apresentaram as principais novidades da edição deste ano à dirigente regional de ensino, professora Débora Gonzalez Costa Blanco, e à sua equipe. Também discutiu-se o impacto da CUCo no estímulo aos estudantes do ensino médio para prosseguir com os estudos e acessar o ensino superior público.

A dirigente falou do planejamento no início de cada ano letivo. momento em que reforça à comunidade de cada escola a importância da participação em todas as olimpíadas e na CUCo. Destacou as diferenças entre as competições e na organização em cada escola.

“Em cada olimpíada, quem coordena o processo todo é o professor da disciplina. Já a CUCo é mais abrangente; ela é o projeto do diretor da escola, aquele que tem a visão mais ampla. Você tem nas provas da CUCo vários conhecimentos, uma simulação do vestibular, não a avaliação de uma disciplina específica. É como se a CUCo fosse a Copa do Mundo, e as olimpíadas os campeonatos”, frisou Débora.

Participaram da reunião o professor Antonio Carlos Hernandes, coordenador geral do Programa Vem pra USP!, o coordenador da CUCo, professor Herbert Alexandre João, a Dirigente Regional de Ensino, professora Débora Gonzalez Costa Blanco e as Professoras Coordenadoras de Núcleo Pedagógico (PCNP) Adriana Cristina David Pazian, Roberta Casimiro Machado e Ana Paula Borelli Matsumoto.