Bauru: “CUCo vai além do vestibular”

Em reunião no último dia 18, na sede da Diretoria de Ensino – Região de Bauru, a professora Gina Sanchez, dirigente de ensino, e a professora Liciara Raquel Lobeiro Valentim, diretora de Núcleo Pedagógico, puderam, em conjunto com os organizadores da CUCo – Competição USP de Conhecimentos, traçar estratégias para aumentar o número de estudantes do ensino médio na edição 2022 da CUCo.

Uma parcela dos estudantes da rede pública estadual tem ideia pré-concebida de que as universidades públicas do estado de São Paulo não são para eles. Essa percepção está presente na rede estadual. Os nossos alunos têm a universidade pública como algo muito difícil deles alcançarem”, afirmou a professora Gina.

Professores Hernandes, Gina, Herbert e Liciara.

Durante a reunião, a dirigente de ensino detalhou o trabalho que vem realizando para estimular os alunos para as carreiras do ensino superior. As escolas têm essa preocupação, e não só as do programa de ensino integral, mas também as de tempo parcial. E não focamos somente nas carreiras, profissões mais conhecidas, mas pensamos nas possibilidades do mundo atual, os novos cursos, novas carreiras, destacou.

Sobre a iniciativa da CUCo de permitir aos estudantes treinar para o acesso ao ensino superior, a dirigente de ensino foi enfática. “É primordial, porque você trabalha não só com a terceira série, mas com todo o ensino médio, e faz com eles a prática, quer dizer, dá oportunidade de fato para eles vivenciarem todo o processo associado ao vestibular. A CUCo é um trabalho de formação mais ampla, integral, para esse olhar da universidade pública; é uma formação voltada para a cidadania. Ela extrapola a questão do vestibular”, concluiu a dirigente.