Americana: Precisamos intensificar nas escolas esse VOCÊ É CAPAZ, VOCÊ PODE

A professora Joseana Caltarosso Moreira, dirigente de ensino no exercício da Diretoria de Ensino – Região de Americana, em reunião com os organizadores da CUCo, no último dia 6, deixou claro a sua visão sobre as oportunidades de acesso dos alunos da rede pública ao ensino superior. “Boa parte de nossos alunos não acredita ser possível. A Universidade é algo irreal, não faz parte do mundo deles”, declarou.

Segundo ela, são necessárias ações que, de um lado valorizem o aluno, para que ele acredite em seu potencial, e, de outro, contemplem a formação de professores. Isso aumentará a qualidade da aprendizagem, fazendo com que os estudantes de escola pública possam pensar nos vestibulares como uma etapa. “Precisamos fazer um movimento com os professores, de divulgação mesmo, de mostrar ao alunado que eles podem fazer e ter acesso ao ensino superior”, disse.

Ainda segundo a professora Joseana, a CUCo é uma maneira de mostrar aos estudantes que eles podem. A CUCo movimenta a escola toda. É nesse ‘eu posso’ que entra o nosso trabalho de formiguinha, que é levar o mundo da universidade para dentro da sala de aula. É fazer essa aproximação para mostrar que ele pode”, concluiu.

Da esquerda p/ direita: Herbert A. João, coordenador da CUCo; Profa. Joseana Caltarosso Moreira, Dirigente no exercício da Diretoria; Profa. Gláucia Roque Rocha Pio, Diretora do Núcleo Pedagógico; Prof. Alfredo Arantes Jr, PCNP de Física, e prof. Antonio Carlos Hernandes, coordenador do Programa Vem pra USP!.