Projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros do Programa Vem Saber USP é destaque no JN

O projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros do programa Vem Saber USP foi assunto de reportagem no Jornal Nacional do dia 20 de março. Isso porque, este ano o projeto que existe há mais de uma década tem o objetivo de trazer para a universidade jovens negros do Ensino Médio de duas escolas públicas de São Carlos.

A iniciativa busca estimular a participação de jovens negros nas atividades teóricas e práticas do projeto e, assim promover um incentivo formativo para facilitar o acesso deles ao Ensino Superior.

A reportagem acompanhou o primeiro dia de atividades dos estudantes do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio vindos da Escola Estadual João Batista Gasparin que fica no Jardim Zavaglia. Nessa escola, boa parte dos alunos se auto declara preto ou pardo.

Outra escola que também irá formar a turma do projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros é a Escola Estadual Conde do Pinhal.

Segundo o coordenador do Programa Vem Saber da USP, Antônio Carlos Hernandes, é uma oportunidade aberta para que jovens negros do Ensino Médio de escolas públicas tenham a formação mais voltada para se preparar para o ingresso no Ensino Superior.

O projeto

O Cientistas do Amanhã orienta, anualmente, um grupo de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Carlos e região, interessados em ciências exatas, a participar de atividades teóricas e práticas nessas áreas, no Campus da USP São Carlos.

Os alunos de Ensino Médio vêm até à Universidade e, com a monitoria de estudantes dos cursos de bacharelados e licenciaturas da USP, são estimulados a estudar, entender e praticar atividades em ciências exatas para desenvolverem o conhecimento e descobrirem habilidades para se prepararem para o futuro, para a universidade.

Assista a reportagem https://globoplay.globo.com/v/11465343/