Vem Saber

BOLETIM ON-LINE - INICIATIVA DO PROGRAMA VEM PRA USP! - EDIÇÃO Nº 002 - MAR/2021

HUB USP na escola

INSCREVA-SE PARA O CURSO

Ensino híbrido na prática

Atendendo a uma demanda de professores, o projeto Hub USP na Escola oferecerá, a partir do próximo dia 16 de março, o curso on-line “Ensino híbrido na prática de sala de aula”. Com carga horária de 12 horas, o curso é gratuito e aberto a todos os professores da rede pública paulista. A inscrição deve ser feita até o dia 15/3. Clique aqui! O ensino híbrido já foi tema de um curso promovido pelo Governo do Estado, por meio da EFAPE, no entanto, percebeu-se a necessidade de um complemento mais voltado ao dia a dia.

Assim, esse novo curso oferecido pela USP foca especialmente a valorização da escuta ativa dos professores, as vivências e suas experiências. "Como já tínhamos uma parceria em virtude da CUCo, solicitamos apoio do Programa para realizar essa capacitação que, sem dúvida, vai desmistificar a temática e  também dar mais segurança aos nossos professores", explicou a professora

Notas Rápidas

Animação ajuda a ensinar evolução humana para crianças

De onde viemos? Essa pergunta é o ponto de partida de uma animação produzida pelo projeto Evolução para Todes, do Laboratório de Arqueologia e  Antropologia Ambiental e Evolutiva da USP. Além de promover a divulgação científica, o material procura também construir novos diálogos para se pensar as inclusões racial e de gênero nesse contexto.

“A USP é de todos, a USP está em você!”

Esse é o mote principal do novo vídeo institucional da Universidade de São Paulo, que tem cerca de dois minutos de duração. Clique aqui para assistir.
“A proposta de concepção do vídeo é a de mostrar para população em geral a grandeza de nossa Universidade e como ela transforma a sociedade com a
ciência e a arte que produz”, destacou o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Revista USP discute e analise ensino público

A Edição 127 da Revista USP é uma contribuição em defesa da educação pública, gratuita, laica e universal. Os trabalhos apresentam resultados de
pesquisas e ensaios, bem como análises sobre a luta histórica pela escola e universidade públicas no Brasil e sobre o contexto atual, que coloca o ensino público sob ameaça desde a Educação  Básica ao ensino superior. Acesse!

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

"O resultado é megapositivo... a teoria se torna mais prazerosa"

No mês de fevereiro de 2020, comecei a trabalhar com alunos, do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Edgar Alves da Cunha, em São Caetano do  Sul, com Eletivas, com o projeto: Aprender brincando é mais divertido. A proposta era confeccionar jogos, de preferência, com material reciclável, proporcionando atividades de desafio em grupos com interação, iniciativa, criatividade, despertando interesse para aprender os componentes curriculares.

Com a orientação da professora, verificase a possibilidade da produção, por meio de observações sobre os ingredientes, utensílios... Por último, são realizadas, em uma data pré-agendada, a produção e degustação entre os alunos. Esse último é o auge do aprendizado. O resultado é megapositivo, e a  partir daí a teoria torna-se muito mais prazerosa.

Para os dias atuais, ela precisaria ser adaptada para possíveis aulas remotas. Mas garanto, vale a pena viver essa experiência!

 

Professora Adriana Ferreira Barbosa
ETEC Amim Jundi - Osvaldo Cruz / SP