Vem Saber

Programa Vem Saber da USP lança projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros

No último dia 9, na USP – Campus II, foi lançado o Projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros, dentro do Programa Vem Saber que realiza ações, há mais de uma década, junto a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Carlos e região.

Na cerimônia de lançamento do projeto, realizada nas novas instalações do Programa Vem Saber, estiveram presentes  o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, José Galizia Tundisi, a dirigente de ensino da região de São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco, o vereador Bruno Zancheta, além do diretor do Instituto de Física da USP, Osvaldo Novais de Oliveira Jr, o vice -coordenador do Instituto de Estudos Avançados – IEA USP São Carlos, Frank Nelson Crespilho e coordenador do Programa Vem Saber – IFSC USP, Antônio Carlos Hernandes.

Durante a cerimônia, os presentes reiteraram a importância das iniciativas do Programa Vem Saber USP e chamaram a atenção para a necessidade do projeto Cientistas do Amanhã, deste ano, focar em trazer em jovens negros para as atividades a serem desenvolvidas no Campus II da USP

Segundo o coordenador do programa Vem Saber, professor Antônio Carlos Hernandes, a iniciativa vai ser realizada em paralelo com a turma já existente de alunos do projeto, só que a ideia é estimular os jovens negros e aumentar a participação tanto nos projetos do Programa Vem Saber quanto no Ensino Superior.

O projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros deve atender neste primeiro semestre de 2023, a cerca de uma centena de alunos. Hernandes afirma que este é o primeiro ano que o projeto é desenvolvido com dezenas de alunos e a expectativa é que pelo menos 50% deles siga para o segundo semestre.

O projeto

O Cientistas do Amanhã orienta, anualmente, um grupo de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Carlos e região, interessados em ciências exatas, a participar de atividades teóricas e práticas nessas áreas, no Campus da USP São Carlos.

Os alunos de Ensino Médio vêm até à Universidade e, com a monitoria de estudantes dos cursos de bacharelados e licenciaturas da USP, são estimulados a estudar, entender e praticar atividades em ciências exatas para desenvolverem o conhecimento e descobrirem habilidades para se prepararem para o futuro, para a universidade. 

Print Friendly, PDF & Email